Música da América Latina em alguns clicks

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

No processo de “aceleração e compressão do tempo e do espaço”, marcas da contemporaneidade, o mundo parece cada vez mais “encolher”. Deste modo, o acesso e desenvolvimento de diversos produtos artísticos se torna muito mais simples e possível de ser feito em poucos clicks. A música pulveriza-se e, em poucos minutos, uma canção pode rodar o planeta.

Levando isto em conta, resolvi reunir três sites que apresentam e disponibilizam notícias, programas de rádio e downloads gratuitos de música alternativa – e muitas vezes “independente” – da América Latina. As “dicas” podem ser úteis tanto para quem quer conhecer novas canções ou mesmo para “iniciados” na música contemporânea do continente.

Neles não se encontrará a colombiana pop Shakira ou músicas regionais (como a boliviana “Llorando se fue” (vídeo acima), imortalizada pela banda Kaoma na década de 1990 ou ainda a mexicana “Canta y no llores”, que no Brasil virou “Está chegando a hora”, de Wilson Simonal), como em geral se pensa ao falar de música latina.

Ska-funk-pop da dupla argentina Illya Kuryaki & The Valderramas representa bem a música eletrônica contemporânea do país e do continente.

A escolha das páginas foi simples; não somente por “juízo de gosto”, mas por considerar fundamental olharmos para nossos vizinhos, nossos “hermanos” e, assim, de alguma forma nos perceber e compreender a nós mesmos.
Conheça a pequena lista:

 Rebel Sounds

Rebel Sounds é uma “comunidade” sonora. Segundo a própria definição do site, é “una red multicultural y global conformada por seguidores y seguidoras de la música mestiza en todas sus expresiones. Con el fin de difundir, explorar y multiplicar los resultados de una ‘globalización cultural’ manifestada por la mezcla de ritmos, países, razas, campos, ciudades y migraciones”.

De Porto Rico, a banda Calle 13

Amplo e ótimo acervo da música independente, alternativa e contemporânea do mundo, é “parada obrigatória” para quem gosta de ouvir música nova, de qualidade e especialmente da América Latina.

Belém? Brasil? Parece, mas é México, do Instituto Mexicano del Sonido

 Panamérika FM

Panamérika FM é um programa semanal e uma rádio da Red Bull. Produzido na Cidade do México, dá um amplo e interessante panorama não somente sobre a musica hispano-latina, mas também com programas especiais e, vez ou outra, referencias a mashups e mesmo músicas de décadas passadas.

Os colombianos da Monsieur Periné formam uma das principais bandas latinas da contemporaneidade.

Segundo sua descrição, “este premiado programa no sólo toma el pulso de la música hispana global, sino que también proporciona una plataforma para la unidad cultural. Panamérika: cortes modernos de Hispanoamérica”.  A necessidade de “mezcla”, de mistura e, ao mesmo tempo, de unidade, é uma das marcas não somente da Panamerika, como de diversas iniciativas que apresentam canções da América Latina.

Os uruguaios do El Cuarteto de Nos se apresentaram no Festival Se Rasgum em Belém em 2011

 La Ruta del mal

Certamente um dos blogs mais “sujos” esteticamente, não somente de música da América Latina, mas também de música como um todo. A intenção, no entanto, é esta mesmo. 

Dos Estados Unidos, o grupo latino (sim) Escarioka

Apesar do cuidado estético zero, que pode incomodar em um primeiro acesso, “a rota do mal” é um ótimo caminho para quem quer não somente conhecer canções do continente, mas do mundo todo. As tags da página facilitam bastante isso.

Enderson Oliveira

 

One thought on “Música da América Latina em alguns clicks

Deixe uma resposta