Listas

5 Entrevistas com Michel Maffesoli

Nascido em 1944, o sociólogo francês Michel Maffesoli é considerado um dos principais pensadores do período contemporâneo. Com produção extensa e muitas vezes considerada polêmica, é autor de livros como  “O Conhecimento Comum”, “O Tempo das Tribos” e  “O tempo retorna – formas elementares da Pós-Modernidade”, além de diversos outros artigos e publicações do CEAQ (Centre d’Études sur l’Actuel et le Quotidien), fundado por ele mesmo em 1982 na Université Paris-Sorbonne. 
Suas discussões e pesquisas são realizadas principalmente sobre temas como pós-modernidade, contemporaneidade, cotidiano, conhecimento e agrupamentos sociais. 
Abaixo disponibiliza cinco entrevistas para você “ouvir” um pouco mais de Maffesoli e saber mais de suas opiniões, reflexões e pensamentos além de seus livros.
Aproveite! Acesse:

Michel Maffesoli: “Vejo esses movimentos como Maios de 68 pós-modernos”. Entrevista concedida a Fernando Eichenberg. Site O Globo. 22 de junho de 2013.
Pesquisa como conhecimento compartilhado: uma entrevista com Michel Maffesoli. Entrevista de Gilberto Icle. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, nº 2, p. 521-532, maio/ago. 2011.
O Brasil pode ser um laboratório da pós-modernidade. Entrevista concedida a Clóvis de Barros Filho e J. Roberto Whitaker Penteado. Revista da ESPM, São Paulo, junho-julho 2007.
O imaginário é uma realidade. Entrevista concedida a Juremir Machado da Silva. Revista FAMECOS, Porto Alegre. nº 15, agosto de 2001.
Michel Maffesoli – por uma política da transfiguração.Entrevista concedida a Juremir Machado da Silva. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 10, junho de 1999.

Deixe uma resposta