Ex-orientandos de TCC são destaques no Portal Imprensa!

Apesar do grande atraso, sempre é tempo para reconhecer grandes trabalhos. Na academia, então, isto é algo fundamental. Isto contextualiza e talvez explica (mas não justifica, claro) a demora na publicação deste post que, no entanto, se baseia em um reconhecimento bem maior: a divulgação nacional de dois TCCs desenvolvidos por ex-orientandos.

As matérias especiais no Portal Imprensa sobre trabalhos orientados por mim ao longo de 2017 foram publicados em julho, em dois momentos que me deixaram bastante contente e orgulhoso.

O primeiro, publicado no dia 05 de julho, foi sobre o TCC “Site VemVer e a aposta no mercado audiovisual do Estado do Pará”, de Sara Favacho Lima e Tamires Oliveira. Na reportagem, “O mercado audiovisual paraense reunido em um blog”, é apresentada a proposta do portal VemVer, já apresentada também no Intercom em 2017 e 2018, e as meninas também dão dicas sobre a produção do Trabalho.

Captura de tela da reportagem

Veja um trecho do que elas falaram: 

Amadurecimento foi a palavra que eu ouvi e, sinceramente, foi exatamente o que o TCC trouxe de mais importante. As aulas, estágios, palestras, artigos, nada se compara a entregar o TCC pronto, ele se torna a assinatura do profissional que nos tornamos.

Além do reconhecimento depois de finalizar o projeto, que foi produzido por um ano e meio. É gratificante saber que tivemos competência para realizar um trabalho nota dez.

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.

Oito dias depois, no dia 13 de julho, foi a vez de José Carlos Almeida, ex-orientando de Iniciação Científica e de TCC na Estácio FAP, ser destaque no portal.

Desta vez, com o trabalho “Pelas ruas de Belém: cibercultura, consumo e produção de conteúdo dos perfis de trânsito nas mídias sociais”, também avaliado e aprovado com nota 10.

Captura de tela da reportagem

Veja um trecho do que o José Carlos falou:

Como atuo na área científica, costumo dizer que meu TCC foi um dos trabalhos mais bonitos que já desenvolvi dentro da pesquisa em comunicação. Inclusive, alguns meses após a finalização e apresentação da pesquisa, continuo “colhendo bons frutos”.

A experiência de produzir um trabalho de conclusão de curso está ligada principalmente à questão da superação e à sensação de dever cumprido. Para mim o TCC é como a “cereja em cima do bolo”, é um trabalho que reúne em poucas páginas tudo o que aprendemos e construímos ao longo dos anos de faculdade. No meu caso, procurei e procuro direcionar as minhas pesquisas para a região Norte, com o intuito de acrescentar ainda mais conhecimento científico para a região, uma vez que fazer pesquisa em comunicação na Amazônia não é tarefa fácil, pois contamos com inúmeras dificuldades para desenvolver os trabalhos.

Acesse a matéria na íntegra clicando aqui.

Obrigado pelas alegrias e sucesso sempre, queridxs!

Enderson Oliveira

Deixe uma resposta